quinta-feira, 25 de julho de 2013

A existência do quinto estado da matéria

A existência do quinto estado da matéria foi suposta por Einstein em meados de 1924, porém nessa época não haviam recursos para permitirem uma pesquisa nesse sentido, somente em 1995 físicos da universidade do colorado conseguiram algum avanço significativo nesse sentido quando submeteram um conjunto de 2000 átomos de rubídio à uma temperatura próxima do zero absoluto, obtendo com resultado uma matéria completamente diferente, em que as partículas vibravam de maneira uniforme, ou seja com a mesma energia e direção como se fossem um só átomo.
Apenas no quinto estado  da matéria a organização chega ao ponto extremo. Nele, todas as partículas movem-se coordenadamente, na mesma direção e em velocidade idêntica. Antes do quinto estado da matéria, somente se conhecia tal organização na luz do raio laser, todos os raios luminosos alinham-se perfeitamente. Agora os pesquisadores acreditam que com o condensado de Bose-Einstein será possível construir um laser de matéria. Ondas de matéria fluindo com a mesma energia e na mesma direção constituem um instrumento valioso para o estudo das partículas atômicas, porém seu estudo é difícil devido as baixas temperaturas necessárias para mantê-lo.

A Superfluidez e Supercondutividade do Condensado de Bose-Einstein

Estudos com arrefecimento de hélio à temperaturas semelhantes, revelaram propriedades fantásticas do quinto estado da matéria como a superfluidez fenômeno no qual a matéria não possui viscosidade e flui de maneira uniforme em determinado recipiente. Outra propriedade identificada foi a supercondutividade, onde determinado material apresenta resistência zero a corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário